Posts tagged galeria 535

"Uma outra cidade" na Galeria 535 (RJ)

No dia 13 de julho será inaugurada na Galeria 535, no Observatório de Favelas, a exposição “Uma outra cidade”, do fotógrafo Iatã Cannabrava. Na segunda-feira, dia 16, o fotógrafo participa de um bate-papo com o público a partir das 18h. As imagens apresentadas nesta exposição foram produzidas entre os anos de 2000 e 2004 em andanças do fotógrafo pela periferia de São Paulo. O processo se aproxima muito mais de uma crônica poética e política do que da tradicional denúncia de pobreza e miséria, tão comum aos olhos da atual fotografia contemporânea.

Utilizando a fotografia colorida como suporte, o trabalho pretende ser o retrato de uma “outra” cidade que em muito pouco se assemelha a São Paulo que pensamos conhecer.

Como atento observador, o fotógrafo Iatã Cannabrava percorreu vários bairros do Capão Redondo, “num trabalho corajoso que evidencia as fragilidades do nosso sistema sócio-econômico, através de imagens silenciosas que vêm formando um conjunto altamente explosivo e com densidade política e estética”, como escreve o crítico Rubens Fernandes Júnior.

Sobre Uma Outra Cidade o próprio fotógrafo revela: “Das fronteiras da São Paulo que todos conhecem, pra lá, existe uma outra cidade. Não é incomum a rapaziada da periferia referir-se aos bairros mais nobres com a expressão ‘vamos pra cidade’. Este pedaço de periferia, chamado Capão Redondo, tornou-se o palco principal do meu ensaio fotográfico. Foi para lá que levei o meu trabalho como professor, organizando workshops de fotografia, tanto com alunos de lá, como com alunos de cá. Para os de cá, a experiência única (por mais absurdo que isso possa parecer) de trilhar a ‘outra cidade’; para os de lá, a possibilidade de ver e valorizar a sua comunidade”.

Este trabalho já foi apresentado na Pinacoteca do Estado em São Paulo e, posteriormente, circulou nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Belém, no Brasil; Quito, no Equador; Montevidéu, no Uruguai; Bogotá, na Colômbia; e Assunção, no Paraguai. 

Exposição “Uma outra cidade”, do fotógrafo Iatã Cannabrava, na Galeria 535
Abertura: 13/07/2012, às 18h
Visitação: de 16/07 a 31/08/2012
De segunda a sexta, de 9 às 18h
Observatório de Favelas do Rio de Janeiro
Rua Teixeira Ribeiro, 535, Paque Maré, Maré, RJ

Mais imagens de Uma outra cidade aqui.